quinta-feira, 5 de março de 2009

MDC?

Hoje estava indo embora do trabalho com um amigo e a esposa dele no carro. O trânsito estava um saco. Engarrafamento, calor de matar, sem som no carro... esses foram alguns dos motivos que estavam deixando o clima tenso entre nós. Estava quase cochilando quando meu amigo resolveu mudar o trajeto da viagem e sair igual um louco pela rua. Fiquei bem assustado e do nada o mesmo começa cantar Tu és o MDC da minha vida, música do saudoso Raul Seixas. Nossa, isso foi demais! Boa música num momento daqueles. O cara mandou bem na cantoria e começou a desenterrar pérolas do interior de minas da época que os festivais estavam em alta.
Isso fez-me lembrar do interiorzão. Vida simples e pacata. Colégio pela manhã, casa a tarde e praça da igreja a noite. Mas pera aí, como um designer sobreviveria em uma cidade não industrializada? Designer de quê? Marca para a barraquinha de pipoca? Sinalização para a única igreja da cidade? Site para a tia da tapioca? Quem são os designers do interior?

O profissional do design pode parecer luxo para uma empresa aos olhos de um leigo. Simples fazer uma marquinha, não é?! Pra quê pagar tão caro por alguém que irá apenas fazer as plaquinhas que indicam o banheiro da minha empresa? O designer é tão útil quanto qualquer outro operário. Facilitamos a vida alheia, encontramos soluções e fazemos com que o ciclo da empresa funcione de forma mais uniforme. Verdadeiros artistas funcionais. Não tão diferente do artesão, encontrado facilmente no interior, que faz o seu trabalho com uma ideal mais artístico sem deixar que o produto fique sem funcionalidade.

Design és, com certeza, o MDC da minha vida.

0 comentários: